Gratuidade do transporte coletivo aos finais de semana e feriados passou a valer no início de março de 2023 e foi renovada em 2024. Prefeitura diz que não revogou benefício e vai apurar cobranças indevidas. Ônibus do transporte coletivo de Palmas
Djavan Barbosa/TV Anhangueraim
Os passageiros do transporte público de Palmas foram surpreendidos novamente com a cobrança da passagem em dias que o serviço deveria ser gratuito. Desta vez, os relatos foram de pessoas que usaram os coletivos no sábado (23) e domingo (24).
Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Desde março de 2023 está valendo a gratuidade do transporte coletivo aos palmenses nos finais de semana e feriados. O decreto está publicado no Diário Oficial do Município (veja aqui). Mesmo assim, a cobrança também tinha sido relatada pelos usuários durante o feriado da Consciência Negra, no dia 20 de novembro.
A Prefeitura de Palmas afirmou que o decreto que garante gratuidade no transporte coletivo da Capital aos finais de semana e feriados segue em vigor e disponibilizou um número para denúncias de cobranças indevidas (veja a nota completa abaixo).
Apessar disso, a estagiária Flayra Pereira Castro Sobrinho, de 21 anos, contou ao g1 que ao entrar na linha 091 HGP/UFT, neste sábado (22), foi cobrada pelo motorista.
“Perguntei ao motorista se ele estava cobrando, e ele [motorista] disse: ‘não era para estar cobrando’. Então tive que pagar. Estava com 14 reais na carteirinha e depois verifiquei que estava apenas 12 reais”.
Ainda segundo a passageira, na volta para casa ela pegou a mesma linha que havia utilizado, mas dessa vez não foi cobrado o valor da passagem. “Quando precisei voltar, peguei o 091 HGP/UFT de novo, mas dessa vez o motorista não cobrou e deixou entrar no ônibus”.
Cobrança no feriado
Durante o feriado da Consciência Negra, a reportagem da TV Anhanguera também registrou várias reclamações sobre a cobrança. Uma passageira relatou que não estava esperando pela cobrança e por isso não conseguiu carregar a carteirinha de passagem a tempo.
“Eu estava com poucos créditos na minha carteirinha, aí quando passei, cobrei até me assustei. Agora, amanhã vou trabalhar, como trabalhei hoje, amanhã também e vim colocar crédito, não deu tempo. Mas, pensei assim: ‘Não vou usar hoje, amanhã já serve’. Levei um susto, descontei, eu não estava contando com isso. Geralmente não paga, aí mudou e não avisou”, contou.
LEIA MAIS
Após cantos de ódio com alunos, comandante da PM do Tocantins publica portaria com regras para canções militares
Menino que precisa extrair todos os dentes tem dificuldade para se alimentar e beber água, diz mãe
Íntegra da nota da Prefeitura de Palmas
A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), informa que o decreto que garante gratuidade no transporte coletivo da Capital aos finais de semana e feriados segue em vigor.
A ATCP informa, ainda, que eventuais cobranças indevidas, por parte de servidores do transporte serão apuradas pela Agência para que as medidas cabíveis sejam tomadas.
A ATCP reforça que, em caso de denúncias, os usuários do transporte público podem acionar o órgão pelo telefone (63) 99247-8426, ou pela Ouvidoria Geral do Município, pelo 0800 6464 156.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins