Ator contou para revista ‘People’ que recebeu o diagnóstico em outubro, depois de uma infecção respiratória que causou inchaço nos gânglios linfáticos. Dave Coulier
Chris Pizzello/Invision/AP
O ator Dave Coulier, da serie de TV “Três é demais”, foi diagnosticado com linfoma não Hodgkin estágio 3. Em entrevista para revista “People”, Dave conta que recebeu o diagnóstico em outubro, depois de uma infecção respiratória que causou inchaço nos gânglios linfáticos.
À medida que o inchaço aumentava rapidamente, com uma área ficando do tamanho de uma bola de golfe, ele conta que seu médico recomendou exames, além de uma biópsia.
“Três dias depois, meus médicos me ligaram de volta e disseram: ‘Gostaríamos de ter notícias melhores para você, mas você tem linfoma não-Hodgkin, chamado de células B e é muito agressivo’”, lembra. “Eu fui de, eu peguei um resfriado para eu tenho câncer, isso foi muito pesado”.
Ao saber do seu diagnóstico, Coulier disse que ele e sua esposa Melissa Bring — junto com alguns de seus amigos próximos da área médica — imediatamente trabalharam juntos para encarar seu diagnóstico “de frente”. Duas semanas após o diagnóstico, Coulier diz que começou a quimioterapia imediatamente.
Ao longo de sua jornada contra o câncer, Coulier diz que está escolhendo manter uma perspectiva positiva, especialmente para sua esposa e filho Luc. “Pensei, sabe de uma coisa, eu vou ser forte durante isso, não apenas por mim, mas eu vou ser forte por ela.”
Coulier tem buscado inspiração em membros da família que já passaram pela mesma situação. “Perdi minha mãe para o câncer de mama. Perdi minha irmã Sharon para o câncer de mama. Ela tinha 36 anos. Perdi minha sobrinha, Shannon. Ela tinha 29 anos”, ele diz. “Eu vi o que as mulheres da minha família passaram e pensei comigo mesmo: ‘Se eu puder ser apenas um por cento tão forte quanto elas eram, então vou ficar bem’”, diz ele.
O que é o linfoma não Hodgkin?
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o linfoma não Hodgkin (LNH) é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada. Existem mais de 20 tipos diferentes de linfomas não Hodgkin.
Seu principal sintoma é o aumento dos gânglios linfáticos, que se manifesta pelo surgimento de caroços em regiões como o pescoço, virilha e axila. Outros sintomas podem incluir febre, suor noturno, tosse, coceira na pele e perda de peso.
Famosos com linfoma não Hodgkin
Outros famosos, como os atores Edson Celulari, Reynaldo Gianecchini e Caike Luna, o cantor Jorge Aragão, a ex-presidente Dilma Rousseff e a autora de telenovelas Gloria Perez também tiveram a doença diagnosticada.
Fonte: G1 Entretenimento