Unidades de saúde voltam a ficar lotadas e pacientes reclamam da demora em Palmas

0
79

Usuários reclamam de longas esperas e falta de locais para sentar. Prefeitura diz que demanda na rede pública cresceu 150%. Unidades sentinelas em Palmas ficam lotadas e pacientes enfrentam demora no atendimento
Pacientes que procuraram as Unidades Sentinela para casos de Covid-19 em Palmas nesta quinta-feira (27) reclamaram de longas fila e demora no atendimento. A situação se repetiu nas unidades do Aureny I e da 503 norte. Uma das usuárias relatou que chegou às 6h e mesmo assim já encontrou dezenas de pessoas aguardando.
Outra reclamação é que não existe distanciamento. Os pacientes dizem que são obrigados a ficar esperando muito próximos uns dos outros, mesmo sem saber se está com Covid ou não. Alguns ficando em pé ou sentados no chão mesmo, porque segundo quem buscou atendimento, não tem cadeiras suficientes.
A Secretaria de Saúde de Palmas afirma que tem reforçado o atendimento nas quatro unidades sentinelas e nas UPAs. Disse também que o aumento no número de pacientes com síndromes gripais foi de 150% nos últimos dias e com isso o tempo de espera está maior.
Postos de saúde voltaram a ficar lotados em Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
A secretaria informou ainda que trabalha pra garantir a assistência de todos os pacientes que procuram as unidades de saúde, conforme a prioridade de atendimento, e por classificação de risco.
A situação vem se repetindo nos postos de saúde da capital desde o começo do ano. Há 10 dias, dezenas de pessoas formaram uma fila na porta do postinho da Arse 131 para conseguir realizar consultas e testes. Vídeos feitos no local mostram que depois de ficarem expostos ao sol, os pacientes se aglomeraram para se proteger da chuva.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins