Tocantins segue com pessoas desabrigadas por causa de enchentes em cinco cidades

0
58

Nesta quinta-feira (27) há 258 pessoas em abrigos públicos, segundo relatório da Defesa Civil. Desde o início da semana muitas famílias que estavam desalojadas começaram a retornar para casa. Famílias desabrigadas fazem mudanças em São Miguel do Tocantins
Gustavo Enes/ Prefeitura de São Miguel do Tocantins
O Tocantins tem 258 pessoas desabrigadas pelas enchentes nesta quinta-feira (27). As famílias que seguem em abrigos públicos estão em cinco cidades. O nível dos rios tem baixado desde a semana passada e muitas pessoas que foram obrigadas a sair de casa começaram a retornar.
Segundo o balaço da Defesa Civil Estadual, São Miguel do Tocantins ainda tem mais de 213 moradores desabrigados. A cidade chegou a registrar mais de 270 pessoas nesta condição na semana passada. Até esta quarta-feira (26) mais de 2 mil estavam desalojadas – precisando ficar em casas de vizinhos, amigos ou parentes.
Nesta quinta-feira (27) o secretário municipal da Defesa Civil, Gustavo Enes, disse ao g1 que o nível do rio está 5,18 metros acima do normal. Ele explica que o número de pessoas fora de casa pode sofrer alterações rapidamente, já que muitas pessoas estão voltando aos lares por conta própria.
“Ainda está sendo feito uma medida de controle para fazer a contagem das famílias”, disse o secretário.
Também há desabrigados em Araguanã (8), Pedro Afonso (10), Rio dos Bois (5) e Tupirama (22). Ao todo, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil seguem monitorando 26 municípios.
LEIA TAMBÉM
Estado passa de 3,1 mil pessoas obrigadas a sair de casa por causa das enchentes
Famílias começam a voltar para casa após nível do rio baixar em São Miguel
AL aprova decretos de calamidade pública relacionados à pandemia e enchentes
Casas são alagadas em São Miguel do Tocantins
Reprodução/Imadrone
A cidade mais afetada pelas cheias tem sido São Miguel, aonde o nível do rio Tocantins chegou a ficar 11 metros acima do normal. Esta foi a maior cheia em cerca de 20 anos. Diversos bairros foram alagados e precisaram ser evacuados, fazendo escolas e igrejas ficarem lotadas.
O município também registrou mais de 2,2 mil pessoas desalojadas – que precisaram sair de suas casas e foram abrigadas por amigos ou parentes. Neste boletim não foram divulgados dados sobre o número de moradores desalojados.
A Defesa Civil Estadual informou que as pessoas nesta condição, na sua grande maioria, estão retornando por conta própria e por isso não há números exatos.
No início desta semana o rio tinha baixado quatro metros em São Miguel e com isso a travessia feita de balsa até Imperatriz voltou a ser feita normalmente. Em vários pontos da cidade a vida começou a voltar ao normal. A principal rua do bairro Bela Vista, que foi o mais afetado, não há mais alagamento, mas há restaram os estragos causados pela cheia.
Alguns bairros continuam alagados em São Miguel do TO
Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins