PM apreende esmeraldas e piritas durante operação na TO-080
Ascom BPMRED/Divulgação
Um idoso de 65 anos foi preso enquanto transportava esmeraldas e piritas – mineral conhecido como ‘ouro de tolo’ – na TO-080, em Paraíso do Tocantins. O flagrante aconteceu durante um bloqueio policial feito na região.
A Polícia Militar apreendeu 105 quilates de esmeralda e 163 gramas de piritas. Segundo a PM, a apreensão causou um prejuízo estimado de R$ 25 mil à atividade ilegal.
O nome do suspeito não foi divulgado, por isso o g1 não conseguiu contato com a defesa dele.

A ação faz parte da Operação Protetor das Divisas e Fronteiras. Segundo a PM, os militares abordaram um veículo, onde encontraram as pedras preciosas e a pirita. O motorista informou aos policiais que trabalhava com garimpo na região, mas não apresentou nenhum documento que comprovasse a origem das pedras.
O idoso e o material foram levados para a delegacia da Polícia Civil de Paraíso do Tocantins. Conforme a Polícia Militar, o delegado de plantão autuou o homem em flagrante pelo crime de usurpação de patrimônio da União.
O g1 solicitou informações sobre o caso à Secretaria de Segurança Pública (SSP), mas não teve resposta até a publicação da reportagem.
VEJA TAMBÉM: Polícia investiga laboratório e a venda ilegal de ouro e pedras preciosas no estado
Polícia investiga laboratório e a venda ilegal de ouro e pedras preciosas no estado
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins