PM apreende meia tonelada de pescado e ovos; tartarugas são resgatadas
Na madrugada deste sábado (4), equipes da Polícia Militar Ambiental (BPMA) localizaram uma embarcação que transportava tartarugas-da-amazônia vivas e mais de 500 ovos de tartaruga marinha. As espécies eram transportadas pelo Rio Araguaia sem autorização dos órgãos competentes. Dois suspeitos presos também estavam com quase meia tonelada de pescado.
Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsAppO caso foi registrado em Caseara, na região do Parque Estadual do Cantão, por meio da “Operação Protetor dos Biomas”. Conforme a PM, com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), os policiais ambientais faziam patrulhamento fluvial e abordaram o barco por volta das 3h.
LEIA TAMBÉM:
Motociclista morre em acidente com caminhão na TO-222
Mulher é arrastada pelos cabelos e se esconde de agressor em recepção de hotel em Palmas
Foram encontradas 15 tartarugas-da-amazônia, 530 ovos e 480 kg pescados, mas os responsáveis não tinham documentos que autorizavam o transporte dos animais. Com o flagrante por crime ambiental, a polícia lavrou auto de infração no valor de R$ 10,2 mil contra os responsáveis e referentes à lei de crimes ambientais.
Os suspeitos também receberam voz de prisão e foram conduzidos, juntamente com a embarcação e todo o material apreendido, para a delegacia de polícia civil para os procedimentos legais.
Conforme a PM, as tartarugas foram soltas em habitat natural. Os ovos foram devidamente depositados em local adequado, visando garantia de preservação da espécie. Cerca de 360 kg do pescado foram doados para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palmas.
A Operação Protetor dos Biomas é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e tem o objetivo de prevenir e reprimir diversos crimes ambientais, entre eles o desmatamento ilegal, incêndios florestais e a caça e pesca predatórias. A PM ressaltou que as ações na região seguem até a próxima segunda-feira (6).
Ovos de tartaruga apreendidos na região do Cantão
Divulgação/Polícia Militar Ambiental
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins
